fbpx
5TREINAMENTO ONLINE EM FRANQUIAS

Vantagens do Ensino a Distância para Redes de Franquias

As fronteiras entre os treinamentos presenciais e a distância estão cada vez menores. Também no Franchising, o modelo híbrido de ensino, que é a tendência, aos poucos pode se tornar a regra, associando o EAD (ensino a distância) aos encontros presenciais.

Diante da necessidade de treinar os Franqueados e suas equipes, sabendo que existe queda na produtividade e nos resultados quando os profissionais não possuem os conhecimentos necessários para exercer as funções, e considerando que o alto turnover de funcionários é um problema  nas unidades franqueadas, o EAD apresenta-se como alternativa interessante e com várias vantagens. Os conteúdos fundamentais, básicos ou avançados, estão disponíveis na plataforma de aprendizagem sempre que for preciso treinar um novo funcionário ou franqueado, sem ter de esperar por aquele único treinamento presencial do ano/semestre.

Com essa solução, um novo gerente de vendas, por exemplo, pode ter acesso a conteúdos sobre ferramentas de gestão, indicadores de desempenho, métodos de vendas, preparação da equipe de vendas. Ou ainda, qualquer franqueado tem acesso a um conjunto de videoaulas com todas as informações sobre gestão de negócios para que seja capaz de operar bem a franquia.

O desafio para muitas Franqueadoras está em oferecer conteúdos relevantes e plataformas de aprendizagens que se mostrem interessantes e atraentes o suficiente para evitar problemas de evasão. Para reter Franqueados, gerentes, vendedores, toda a equipe, e mantê-los interessados em sua capacitação e desenvolvimento, é preciso criar um ambiente virtual inteligente e interativo.

Uma das possibilidades é a Franqueadora comprar as trilhas de conhecimento que sejam do seu interesse, como gestão de pessoas, gestão de vendas, gestão financeira, gestão de marketing, entre outras.

É importante também que, além de conteúdos com relevância, que agreguem valor aos Franqueados e equipes, possua uma plataforma tecnológica educacional que propicie uma excelente experiência aos participantes, em um ambiente que estimule a aprendizagem contínua.

Além disso, é preciso haver um Sistema de Gestão de Aprendizado, a fim de tornar a aprendizagem mais eficiente e mensurar a retenção de conteúdo.

COMO FUNCIONA

  • Compartilhe conhecimento relevante e atualizado;
  • Distribua os conteúdos certos para as pessoas certas: compartilhe conhecimentos com cada público de profissionais da franquia;   
  • Gerencie a entrega de conhecimento em uma única plataforma tecnológica:
    que seja atrativa, interativa e acelere a aprendizagem;
  • Entenda o processo de aprendizagem da sua Rede:
    tenha acesso aos relatórios, com a análise de resultados para mensurar o impacto do projeto e acompanhe o engajamento de franqueados e seus times.

 

Leonardo Marchi é sócio-diretor de Educação Corporativa.


Marília Saveri é sócia-gestora de Marketing.