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TREINAR PARA A GESTaO DO NEGoCIO HARD SKILLS

Treinar para a gestão do negócio: Hard Skills

Os treinamentos em redes de franquias devem, antes de tudo, capacitar o empreendedor, agora Franqueado, para os aspectos operacionais do negócio, a fim de que execute o modelo proposto pela Franqueadora e mantenha uma excelente experiência de marca. Além disso, é preciso considerar que muitos desses franqueados não têm  qualquer conhecimento em gestão financeira, por exemplo. Ou desconhecem técnicas de vendas, não sabem selecionar pessoas adequadamente para trabalharem na franquia, ou motivar seu time.

Dessa forma, os treinamentos deverão atender às necessidades de capacitação dos Fanqueados. Normalmente, a trilha de conteúdos inclui, ao menos, conhecimentos aprofundados sobre Gestão de Finanças, Gestão de Pessoas e Gestão de Vendas. Esses são os três pilares do livro “Gestão do Ponto de Venda: Os papeis do Franqueado de sucesso”, escrito pelos sócios-diretores da Praxis Business, e são assuntos que consideramos essenciais para todos que desejam trabalhar com franquias e gerar resultados consistentes. 

O treinamento aos Franqueados inclui conteúdos em gestão de negócios, os padrões estabelecidos pela marca, o esclarecimento do papel das partes (Franqueador e Franqueado), além de ser uma oportunidade importante para compartilhar valores e transmitir a cultura organizacional. Para treinar as equipes dos Franqueados, como gerentes e vendedores, muitas Franqueadoras têm recorrido também ao Ensino a Distância (EAD), em razão da alta rotatividade de funcionários nas franquias, sendo essa uma solução importante para nivelar o conhecimento e gerar resultado.

Os Franqueados que já adquiriram maturidade nos processos podem ter necessidade de conteúdos diferentes e de níveis mais avançados para que se desenvolvam. Se por um lado já dominam as técnicas de recrutamento e seleção, por outro, necessitam de propostas novas de treinamento para atingir um alto nível de excelência e potencializar os resultados financeiros. Entre as alternativas propostas pela Franqueadora podem estar: Programas de Liderança, Comportamento Empreendedor, Engajamento e Motivação das Equipes, Comportamento de Compra, Tendências do Varejo, entre outras.

LIFELONG LEARNING

No contexto atual do mercado, com desafios constantes, um cenário volátil e em contínua transformação, a Educação Corporativa precisa ser pensada a longo prazo. No cenário de hoje, não falamos em treinar técnicas, simplesmente, com uma determinada carga horária proposta, mas, em desenvolver competências e comportamentos por meio de trilhas de aprendizagem de longo prazo. 

Franqueadores e Franqueados deverão considerar um plano de treinamento para suas equipes que ofereça atualização contínua, preferencialmente no formato híbrido, com soluções de aprendizagem que mesclam os encontros presenciais e o ensino a distância.

Por esta razão, já não são poucas as Redes de Franquias que têm optado pela Universidade Corporativa, a fim de compartilhar conhecimento, capacitar para a operação do negócio, para a excelência em vendas, desenvolver lideranças e obter vantagens competitivas. Os Franqueados e suas equipes, como gestores e vendedores, se mantêm sempre aprendendo, com uma estrutura completa de aprendizagem e com foco em resultados.

TREINAMENTO EFICAZ PARA CONSULTORES DE CAMPO & NEGÓCIOS

Outra maneira de promover o aperfeiçoamento dos Franqueados, de transmitir know how e know why, e compartilhar conhecimentos estratégicos ocorre por meio dos consultores de campo e negócios. Neste sentido, é preciso prezar por treinamentos de qualidade e efetivos direcionados a esses profissionais. Isso porque um consultor de campo deve ser capaz de realizar muito mais do que uma visita técnica. Porque domina conhecimentos de gestão de negócios, estará habilitado a realizar uma análise financeira da franquia e, assim, ajudar o empreendedor a obter melhores resultados. Os treinamentos direcionados aos consultores de campo, portanto, devem ser abrangentes, envolvendo desde conteúdos relevantes sobre vendas, finanças, estoque, motivação de equipes, até relacionamento e comunicação com Franqueados, coaching, empreendedorismo, entre outros assuntos.

O PAPEL DAS CONVENÇÕES DE FRANQUEADOS

E para sensibilizar os Franqueados para o engajamento, envolvê-los, reforçar o valor dos treinamentos e gerar senso de pertencimento, vale destacar ainda, o papel das Convenções de Franqueados. Este tipo de encontro, que traz um Big Picture, geralmente realizado anualmente, permite alinhar expectativas, apontar caminhos e direções, compartilhar valores, mas é também oportunidade de capacitação da Rede. Tanto é assim que não são poucas as marcas que escolhem realizar workshops, oficinas práticas e jogos empresariais em suas convenções. Essa é uma alternativa bastante interessante e eficaz, porque estimula o trabalho em equipe, a colaboração entre os Franqueados, de maneira bastante dinâmica, envolvente e criativa. Há Franqueadoras que optam por realizar simulações de negócios, utilizando novas tecnologias, de tal forma que reforçam as melhores soluções para gerir a franquia, apresentam alternativas para problemas e desafios comuns, ao mesmo tempo em que geram uma divertida competição, premiando e estimulando os Franqueados.

Leonardo Marchi é sócio-diretor de Educação Corporativa.


Marília Saveri é sócia-gestora de Marketing.