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Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DOS GESTORES DE REDES DE FRANQUIAS

O mercado atual tem exigido fortemente que os gestores de negócios se mantenham atualizados e alinhados com as transformações de mercado e de consumo relacionadas aos seus clientes. Essa necessidade se dá por conta dos enormes desafios enfrentados no dia a dia das empresas.

No Franchising não é diferente, pois este sistema exige dos franqueados disposição para enfrentar os impactos gigantescos proporcionados pelas mudanças aceleradas do mercado, principalmente pela responsabilidade de dar “respostas” aos anseios de toda a rede de empresários (franqueados, investidores e suas equipes).

Na Praxis Business, fizemos um esforço para listar as principais preocupações, que não devem ser reconhecidas como as únicas ou mais importantes, mas como algumas das muitas inquietações que permeiam a rotina do empreendedor. A lista abaixo nos oferece um guia para nos orientar em temas estratégicos e relevantes.

Performance

A preocupação  quanto à Performance deve ser uma constante para todos os gestores de Redes de Franquias. Esse encargo visa ampliar a produtividade da Franqueadora e do modelo de negócio oferecido ao mercado e aos franqueados, como forma de garantir maior acesso ao mercado e aos clientes, ampliando a penetração e market share. O foco da expansão deve ser contínuo, seja na manutenção de uma base saudável de franqueados, seja na necessária oxigenação que o sistema passa, ou ainda, a cobertura de mercado em praças não exploradas pela Franqueadora.

Gestão

Cada vez mais investe-se no uso de tecnologia eficiente para acelerar processos e garantir a geração de resultados, focando sempre em transformar os Franqueados em empresários de sucesso, com comportamento empreendedor e possibilitando a gestão por meio de indicadores de performance, ampliando assim, o conhecimento dos principais “drivers” (alavancas) que geram resultados para a Rede.

Suporte

Este é um item fundamental no avanço dos resultados, pois o suporte toma uma nova dimensão nesse contexto de transformações, uma vez que os custos de deslocamento sobem sensivelmente a cada ano, portanto, deve ser cada vez mais efetivo fazer e entregar o que gera valor efetivamente aos Franqueados e equipes. Entendemos que a função principal do suporte é ajudar os Franqueados e melhorar a performance de seus negócios, mantendo-os sempre alinhados aos fundamentos da marca e da Franqueadora. O processo de comunicação com a Rede deve ser sempre atualizado com novas e eficientes ferramentas, assim como o processo de capacitação de todos os envolvidos, pensando em modelo de Universidade Corporativa (trilhas de treinamentos, sequenciais e estruturadas por público-alvo). E a segmentação da rede, cujo atendimento e suporte via consultoria de campo deve ser feito levando-se em consideração o ciclo de vida da unidade e o momento do empresário, atendendo suas necessidades específicas.

Cultura

Tema cada vez mais presente e relevante no sistema de franchising, a Cultura Empresarial pode ser encarada como uma excelente alavanca para a redução de conflitos e atritos na relação com Franqueados (no friction), buscando maior engajamento de todos os envolvidos no sistema, uma vez que as crenças da marca e de seus fundadores se tornam cada vez mais fortes e reconhecidas por todos, obtendo mais alinhamento de maneira geral.

Praxis Business