Os benefícios de uma gestão de Compras e Estoque eficiente

Ser capaz de gerenciar de maneira adequada os processos de compra e gestão de estoque é requisito fundamental para aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.

Isso porque um dos maiores investimentos das organizações, de pequeno ou grande porte, refere-se à administração dos produtos ou insumos. Entre os desafios está garantir a disponibilidade aos clientes, evitando a falta do produto ou serviço quando o cliente o procura, e, ao mesmo tempo, evitar as sobras de produtos para não comprometer o capital de giro do negócio.

A atividade passa por negociar preços, reduzir custos, estabelecer um relacionamento de confiança com fornecedores, evitar atrasos no fornecimento de insumos e os desperdícios, considerando o fluxo de vendas e os dados históricos da empresa. É importante avaliar a demanda periodicamente, levando em conta a sazonalidade.

Mais do que comprar, é preciso comprar bem. Deve-se buscar obter a melhor vantagem possível e existem algumas estratégias que ajudam a alcançar uma melhor competitividade, uma vez que é comum aos fornecedores oferecer condições especiais de compra de acordo com critérios de volume, prazo de pagamento ou indicadores de desempenho alcançados.

Esse ciclo de compras dentro de uma organização inclui várias etapas, por isso mesmo, planejar, comprar corretamente e monitorar as vendas e os estoques são medidas cruciais que podem contribuir para aumentar os lucros.

Especialmente quem atua no varejo sabe que uma grande preocupação é o controle do estoque, afinal, é a partir dele que novas compras são demandadas. Por isso acompanhar a Curva ABC de demanda e analisar o desempenho de cada produto é essencial para se obter melhores resultados.

A tecnologia pode ser uma grande aliada nesta questão, pois hoje existem diversos softwares que podem ajudar a criar categorias de produtos, parametrizar o ponto de pedido e o estoque mínimo, fazer análises comparativas e sugestões de compras para facilitar a gestão do ponto de venda para o empresário.

Curso: Gestão de Compras e Estoque

Em setembro, a Praxis Business promove o curso Gestão de Compras e Estoque, recém lançado, em São Paulo. Estamos trazendo algumas contribuições relevantes para gerenciar de maneira adequada o estoque de uma loja ou de uma unidade franqueada.

Ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, aberto a todos os interessados no assunto. Na programação, o aluno encontra temas como: Organização e Processo de Estocagem; Curva ABC; Open to Buy (OTB); Indicadores de Gestão de Estoque; Giro de Estoque; Estoque Mínimo; Tempo de Pedido.

As inscrições estão abertas. Mais informações pelo telefone (11) 2361-1326 ou pelo e-mail cursosabertos@praxisbusiness.com.br

***

Leonardo Marchi, sócio-diretor de Educação Corporativa da Praxis Business Franchsing & Varejo. Administrador de empresas pela PUC-SP, com especialização em Gestão do Capital Humano pela Universidade de Michigan.

WhatsApp chat