fbpx
Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO

Vivemos em um mundo VUCA, como definiram os americanos ao tentarem entender o nosso contexto atual. VUCA é um acrônimo com significado forte e expressivo que explica muito bem o nosso momento:

V – Volátil (Volatility): a alta velocidade e a intensidade das forças que impulsionam as mudanças;

U – Incerto (Uncertain): alta imprevisibilidade;

C – Complexo (Complex): muitos fatores estão envolvidos em qualquer transformação;

A – Ambíguo (Ambiguous): várias maneiras e diferentes pontos de vista para entender e analisar os fatos.

Diante desse mundo cheio de incertezas e da necessidade de revisão de modelos de negócios e crenças, torna-se fundamental entender o contexto atual de transformações para manter-se relevante no mercado.

Um dos maiores desafios para o adulto, em especial, com base na ciência da Andragogia, não está relacionado aos conteúdos que desconhece, mas à dificuldade em abrir mão daquilo que aprendeu e tinha como certo, que lhe custou esforço, dedicação e horas de trabalho e estudo.  Está na resistência de inserir aprendizados novos em suas práticas diárias, desconstruindo velhas crenças. É o desafio de compreender que, apesar dessa base que produziu frutos até aqui, “insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, como nos inspira o físico teórico alemão, Albert Einstein. Afirmação forte e assertiva para esses novos tempos de disrupção de mercados, de foco e obsessão pelo cliente, e de modelos mais ágeis que resolvem, de fato, as necessidades do mercado.

Torna-se fundamental revisar crenças que nos trouxeram até aqui, que funcionaram muito bem em outros momentos, ampliando a nossa percepção das coisas e dando vazão a visões diferentes. Para tanto, é importante contar com equipes multifuncionais, com forte respeito à diversidade, a fim de entendermos essas transformações e atuarmos como protagonistas nesse novo contexto.

Ao aprofundarmos os estudos sobre as mudanças, percebemos que, de fato, as mudanças são atemporais, ou seja, elas sempre existiram e pautaram toda a nossa evolução, gerando atrito e desafios entre as gerações mais novas e as mais experientes, pais e filhos, idosos e jovens em geral.

A Filosofia pode nos ajudar a entender essa atemporalidade das mudanças ao longo da história.

O que a mudança dos tempos atuais traz de impactante é a velocidade com que ela ocorre, incrivelmente mais rápida e gerando enorme dificuldade de conseguirmos acompanhar tudo e nos mantermos atualizados e relevantes.

Para permanecer gerando valor, de fato, será necessário revisar algumas crenças e modelos mentais, mindsets (crenças que definem os nossos comportamentos) e, assim, possibilitar uma atuação mais efetiva e protagonista.

Se tudo isso é complicado para as empresas em geral, acreditamos ser mais ainda para os modelos de negócios baseados em franquias, com crenças arraigadas, processos operacionais bem definidos, padrões pré-estabelecidos e pouca liberdade de atuação que não seja a prevista no sistema de Franquias.

A complexidade exige de todos nós, participantes desse importante ecossistema do Franchising, uma revisão profunda dos pilares que sustentam o modelo e que permitem nossa atualização e relevância no mercado e junto aos clientes, e sempre e fundamentalmente importante, para os franqueados e suas equipes.

Praxis Business