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Importância da Capacitação nas Redes de Franquias

ESSÊNCIA DO FRANCHISING

Para melhor compreensão, usaremos a definição de Franchising utilizada pela chamada Lei de Franquias (8.955, 15/12/94):

“Franquia Empresarial é o sistema pelo qual um Franqueador cede ao Franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócios ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo Franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.

Trata-se de uma definição ampla e bem estruturada sobre a Franquia que nos permite gerar maior percepção dos fatores críticos de sucesso, a fim de que esse modelo prospere de fato.

Na Praxis Business definimos o Franchising da seguinte maneira:

  • É uma estratégia de expansão dos negócios.
  • É a transferência de know-how (e know-why) e métodos de se fazer as coisas.
  • Envolve duas partes: Franqueadora (que é detentora da marca) e o Franqueado (terceiro interdependente que investe no negócio).
  • Implica na construção de uma relação de longo prazo visando resultados sustentáveis e duradouros.
  • Exige desenvolvimento constante na busca de maior participação de mercado, de forma rentável e dentro de modelos de negócios.
  • Requer planejamento e gestão estratégica para atingir os resultados esperados.

 

É uma visão mais ampla que define com exatidão as partes envolvidas no sistema (Franqueador e Franqueados) e seus desafios na construção de uma relação de longo prazo.

O Brasil tem conquistado lugar de relevância no mercado internacional, ocupando a posição de 4º lugar em números de marcas franqueadoras (Fonte: ABF, mar/2019) com diversas dessas empresas já atuando internacionalmente, ou seja, exportando seus produtos, serviços e modelos de negócios, atestando a pujança do setor conquistada nas últimas décadas.

Hoje conhecemos diversas empresas franqueadoras com nível de profissionalização muito acima da média das maiores franqueadoras americanas ou internacionais, de maneira geral, atuando em um mercado bem complexo que é o brasileiro e, mesmo assim, sobrevivendo e gerando prosperidade para um número expressivo de pessoas envolvidas.

Seguramente é esse aspecto que nos motiva na busca por soluções e produtos para melhor entender e atender as demandas do Franchising, que se atualiza constantemente. Não há nenhum negócio atualmente que esteja isento ou pouco ameaçado pelas transformações que são inerentes ao progresso.

Acreditamos que a Essência do Franchising precisa ser fortemente entendida e compartilhada entre todos os integrantes do ecossistema, para mantermos a sua relevância no contexto.

Apesar de a velocidade ser intensa, franquear um negócio exige tempo de experiência e adaptações, além de melhorias no modelo antes da sua expansão de forma cada vez mais assertiva e, ao mesmo tempo, manter o acesso aos novos mercados sem que se precise ter todas as respostas necessárias ao formato.

Trata-se de um paradoxo bastante complexo, em que a experiência e o teste dos conceitos precisam ser amplamente realizados e, ao mesmo tempo, com a facilidade de se copiar modelos ou de gerar poucas vantagens competitivas torna-se imperativo ocupar e acessar mercados como forma de sobrevivência e de expansão dos negócios, de maneira rápida.

Utilizar-se de metodologias ágeis na atuação como Franqueador é um caminho sem volta, em que toda a rede precisará entender os conceitos dessas metodologias e tornar-se uma Organização Ágil, seja na elaboração e teste de novos produtos e serviços ou na validação para a rede e sua implantação (roll out) completo.

Conceitos de MVP (Minimum Viable Product) ou Produto Mínimo Viável, amplamente difundido na Metodologia de Lean StartUp (Empresas iniciantes enxutas) de Eric Ries, podem nos ajudar e direcionar os esforços de marketing necessários para o lançamento de um produto ou serviço, com funcionalidades mínimas para testar no mercado propriamente dito e não em ambientes distantes dessa realidade, exigindo correções rápidas ao se notar a sua necessidade.

O pensamento ágil toma conta de todo o mercado trazendo enormes desafios para as empresas Franqueadores, seus executivos, franqueados e equipes, tão acostumados ao desenvolvimento do conceito e implantação gradual, trazendo novos riscos mas também oportunidades.

Praxis Business